18 de fevereiro de 2011

                     BRAVALAGOAS

Fui convidado, ou contratado, pela bailarina e professora Jeane Rocha para fazer o cartaz da peça apresentada por sua academia num espetáculo no final do ano 2009.


Jeane me deu o título acima e o norte para a confecção do cartaz. Seu trabalho enfatizou a bravura alagoana e nossa conversa rumou e aportou na capacidade de um povo que faz arte com esmero, carinho e dedicação e, quando busca um apoio, vê suas manifestações culturais desvalorizadas e relegadas a plano nenhum.


Deixando-me à vontade para escolher os símbolos com os quais eu trabalharia, escolhi o filé, a canoa e o sururu, o coco verde, o coqueiral e o folclore, imagens que tão bem representam nossa terra.


Partindo do cartaz, começaram a aparecer outras imagens, dando origem a uma série de vinte cinco desenhos à qual intitulei Vela de Filé




A série Vela de Filé enaltece alguns símbolos da resistência e força do povo alagoano: o filé, as rendeiras e a paisagem do Pontal da Barra; a canoa e sua vela sempre a postos; o sururu, o coco verde e o coqueiral, o pescador, os artesãos, os brincantes, mestres, mestras, contra-mestras e todos os demais personagens que fazem vibrar e tremer este abençoado pedaço de terra.


O Artista, como quem adentra um magnífico teatro, pede licença para homenageá-los pelo fato de existirem e darem ao cenário alagoano tanta beleza, tanta cor, tanto sabor e, acima de tudo, tanta poesia.


Vela de Filé é um agradecimento por ter nascido em berço tão esplêndido:



VELA DE FILÉ

Ao mar, a vela de filé...

Esquálida sinfonia

Complexa sintonia

De bravura e valentia,

De arrojo e rebeldia,


De talento e teimosia



Os tempos dizem não,


Mas o vento, não ao não,


Feito foz de furacão,


Com voz de sino e trovão,


Passa por entre redes


Que o querem prender e calar.



Torna-as floridas,


Divertidas geometrias coloridas


Impulsionando o sim, a arte e a vida


Com a tenacidade de um menino a brincar...




                                        


2 comentários:

  1. Este Paulo é incrível mesmo!!! Gente, que delicadeza de desenhos! Leveza e perfeição inimitáveis e, de quebra, ainda consegue descrever em um poema essa "sustentável leveza" em palavras tipo... plumas... Parabéns pelo espaço recém aberto. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. o que me impressiona e revolta é produzir um material desse, levar para as secretarias de cultura e de turismo municipais e estaduais representadas pelas pessoas de Osvaldo Viegas e Eduardo Bomfim e essas duas figuras não se dignarem pelo menos a dar uma resposta aos projetos que enviei, não dando a menor importância a imagens que representam tão bem a nossa terra.

    ResponderExcluir

Comente esta postagem. A expressão é imprescindível