SETE PECADOS - A VAIDADE
FUI CONVIDADO POR LAEL CORREA - NO ANO DE 2009 - PARA PARTICIPAR DE UMA EXPOSIÇÃO DE DESENHOS.
SUA PROPOSTA ERA FAZER ALGO QUE DESSE VISÃO AO DESENHO EM SI.
PARA ISSO ELE ESCOLHEU ALGUNS, POR ELE CONSIDERADOS, BONS DESENHISTAS. E ELE ACHOU QUE EU FARIA PARTE DESSA TURMA.
ÉRAMOS SETE ARTISTAS: LAEL, SUEL, SILVANO ALMEIDA, ROSIVALDO REIS, PEDRO LUCENA, LEVY PAZ E EU.
DEPOIS DE RÁPIDAS DISCUSSÕES FICOU ACERTADO QUE DARÍAMOS A VISÃO DE CADA UM DE NÓS AOS SETE PECADOS CAPITAIS. FICOU ACORDADO QUE CADA UM RETRATARIA UM DOS PECADOS. A MIM COUBE A VAIDADE.
PENSEI, PENSEI E RESOLVI RETRATAR A VAIDADE DOS TEMPOS ATUAIS:
O RELIGIOSO E SUA PRETENSÃO DE ACHAR QUE DEUS CABE NA LIMITAÇÃO DA SUA VISÃO: DEUS CABE NA MINHA LUNETA. FALO COM ELE, TRADUZO-O, DIVIDO-O, CODIFICO-O E DOU DE PRESENTE A TI!
O TIRANO QUE SE OLHA E NÃO SE VÊ COMO O SAPO VENENOSO QUE É...
O CEMITÉRIO DAS VAIDADES E OS RESTOS MORTAIS DOS ESPELHOS...
O JOGADOR DE FUTEBOL, MAIS PREOCUPADO COM SUAS TRANCINHAS, REBOLADOS E CABELOS ENFEITADOS DO QUE EM JOGAR DE VERDADE...
O POLÍTICO E SEU RASTRO DE DESTRUIÇÃO E MISÉRIA SOCIAIS ONDE QUER QUE ELE ESTEJA...
O MACHISTA QUE ESCRAVIZA, MALTRATA SUA MULHER E NÃO ADMITE SE ELA NÃO ACEITA TAL SITUAÇÃO. RECENTEMENTE TIVEMOS UM CASO EM QUE UM HOMEM QUEBROU O BRAÇO DE UMA MULHER SIMPLESMENTE POR QUE ELA NÃO QUIS 'FICAR' COM ELE. ACREDITA-SE TÃO MARAVILHOSO QUE NÃO PODE SER RECUSADO. TEMPOS ATRÁS OCORREU AQUI EM ALAGOAS UMA DAS MAIORES ATROCIDADES QUE EU JA VI: UM HOMEM MARCOU COM FERRO EM BRASA A FACE DA SUA MULHER POR QUE ACHOU QUE ELA O ESTAVA TRAINDO. AS LETRAS -SEGUNDO O PRÓPRIO AUTOR DO FEITO - SIGNIFICAVAM: MULÉ GAIEIRA SÓ MORTA
TENTEI COM ESSE TRABALHO, DAR UMA VISÃO DO QUE A VAIDADE PODE ACARRETAR NAS VIDAS DAS PESSOAS...
Que massa, cara!
ResponderExcluirA primeira obra que tive contato, esta do jogador inflado e vazio, me chamou muito a atenção. A princípio, diria que seria um belo presente p/ Ronaldinho, mas acho que você conseguiu retratar a situação de grande parte de jogadores (brasileiros ou não). O político, o tirano e o religioso também foram muito bem representados. É um belo trabalho, cuja atemporalidade é reforçada cada dia mais pelos seres que você mostrou.
EM TEMPOS DE EGOS INFLADOS, A VAIDADE TRADUZ MUITO BEM ESTA IDEIA DE SUPERIORIDADE COM QUE A HUMANIDADE "SE ACHA"... ACERTOU EM CHEIO COM OS "RETRATOS FALADOS" DAS FIGURAS SUBENTENDIDAS...
ResponderExcluir