9 de setembro de 2011

VANDALISMO AMBIENTAL

VANDALISMO - Destruição de obras de arte, de objetos importantes, por ignorância, selvageria ou falta de gosto.*



Gosto muito de ir ao Pontal da Barra e de visitar a Massagueira. Chegando lá sento num barzinho e fico observando o movimento das marés e pessoas que por elas trafegam.

Vejo canoas. Lentas como são, tem objetivos que faltam aos potentes e velozes Jet skis. Estes, não tendo o que fazer nem pra onde ir, são pura ostentação..

Canoa e lagoa são a continuidade uma da outra.

Jet ski é a quebra desse equilíbrio...

Canoas pescam, transpõem, transportam, colhem, distribuem, subsistem e até poetizam imagens com o nascer e o por do sol.

Jet skis vão se exibir e atrapalhar as pescarias e a calmaria do lugar...



Escrevi esse texto acima há um bom tempo. Mas ele me veio à memória quando fomos – eu, minha mulher e nossa filha – passar três dias no Pontal do Coruripe. Belíssima região que quem não conhece precisa conhecer.

Chegamos lá por volta de duas da tarde.

Arrumamo-nos e fomos aproveitar o resto de sol na praia em frente ao farol.

Beleza, aquele encontro de rio e mar! Os arrecifes formam uma piscina apreciada por pessoas de todas as idades, ideal para quem tem crianças muito pequenas como a nossa. Não tinha quase ninguém lá, a praia estava quase deserta. Apenas a sombra do farol se esparramava na areia. A sombra e uma pedra...





Ao descer as escadas e me aproximar da ‘pedra’, percebi tratar-se de uma tartaruga morta!

Apesar de já estar com a cabeça coberta pelas maiores moscas varejeiras que já vi na minha vida, ainda sangrava pela pata esquerda e o sangue, espalhado ao redor, fora absorvido pela areia que cobria o que me pareceu ser a cova onde provavelmente ela enterrou seus ovos.

Ao seu lado, marcas de pneus de um jipão ou bugre dirigido por um bronco.



À semelhança dos Jet skis na lagoa, o veículo não tinha nada o que fazer ali, a não ser se exibir e matar uma lenta tartaruga com objetivos bem definidos, muito bem traçados pela sua natureza, que não deixa de ser a nossa também.


No outro dia voltamos à praia. Chegamos muito cedo e não encontramos pessoas. Apenas quatro urubus entre aborrecidos e decepcionados, davam voltas por ali. Nem sinal da tartaruga. Certamente alguém a enterrou, pois o cheiro já iria começar e atrapalharia, no feriado da Independência do Brasil, a visita dos banhistas. Estes logo começaram a chegar, com seus carros e sons a espalhar potências e músicas de qualidade duvidosa e assombrosa, espantando os urubus para outra freguesia, quebrando mais uma vez o ritmo de um lugar que não precisa nem merece ser perturbado. Um lugar que se basta com seu som de mar,  palhas de coqueiros e sua brisa com cheiro de maresia...

                                                                Paulo Caldas, 09/09/2011

*Dicionário Aurélio






3 comentários:

  1. Gostei muito do texto e das imagens, ficou td perfeito!

    ResponderExcluir
  2. LAMENTÁVEL... ONDE ESTÃO OS GESTORES? AFINAL, O TURISMO TRAZ RIQUEZAS, MAS ESSE AÍ É O ANTI-TURISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS...

    ResponderExcluir
  3. Tentei acessar o Tamar para enviar minha carta intitulada VANDALISMO AMBIENTAL. No site tinha um telefone – 0800618080 – através do qual fui orientado para mandar meu texto para dois emails: denuncia.sede@ibama.gov.br e linhaverde.sede@ibama.gov.br .

    Fiz, conforme fui orientado:

    http://paulo-caldas.blogspot.com/
    >
    > solicito que acessem este link acima onde denuncio um abuso cometido
    > contra a natureza, por pessoas que não sabem manter um convívio
    > decente com o meio ambiente.
    > o acontecimento que relato deu-se na praia de Pontal do Coruripe,
    > localizada no Estado de Alagoas.

    > atenciosamente...

    > gostaria que me dessem uma resposta de recebimento
    >

    Recebi a seguinte resposta:

    Prezado Senhor,

    Ao cumprimentá-lo, temos a informar que deverá entrar em contato com a
    Secretaria de Meio Ambiente da cidade para verificar a situação.
    Seguem os contatos:

    Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos
    Rodovia AL 101 Norte, KM 05, s/n. Jacarecica
    Telefone: (82)3315-2680
    info@recursoshidricos.al.gov.br

    Atenciosamente,
    LVERDE/COUVI/AUDIT/IBAMA/BRASILIA/DF

    Agora estou lhes enviando a minha resposta:

    Entrei em contato com vocês para denunciar um fato, um crime, um descaso ambiental. Como resposta vocês me mandam procurar uma secretaria de estado.
    Ao contatar secretarias estaduais ou municipais eu sei muito bem o que vou encontrar: pessoas alheias a qualquer coisa séria, sonolentas e descomprometidas com tudo que não seja manter seus empregos.

    Eu, na minha condição de cidadão, relatei um acontecimento – numa praia de desova de tartarugas marinhas - e apontei onde ocorreu. Cabe ao órgão competente – e não a mim - tomar as atitudes que coíbam a prática criminosa. Isso equivale a eu denunciar uma briga de rua e a polícia ao ser contatada, me mandar intervir.

    No fale conosco que enviei ao tamar coloquei-me a disposição para ajudar no que eu possa e até ser orientado para tarbalhar pela causa. Não recebi resposta até então.
    obrigado pela atenção e que deus proteja as tartarugas, pois os cabides de empregos não o fazem.

    ResponderExcluir

Comente esta postagem. A expressão é imprescindível